MITOS X VERDADES SOBRE OS GATOS
- Érica Tomazi
- 7 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

Heeeey!
Por muito tempo os felinos foram estigmatizados de diversas formas, pelos humanos. Enquanto o cão sempre foi rotulado como o "melhor amigo do homem", os gatos, muitas vezes, eram desprezados, enxotados por pessoas com medo do suposto "mau agouro", ou por acharem que eles não serviam para se domesticar. Pois diferente dos cães, eles são menos sociáveis. Muito tempo se passou até que o gatinhos caíram nas graças de muitas famílias e pessoas que identificaram neles o carinho e a companhia que procuravam.
Atualmente os gatos estão bem mais próximos dos humanos, o que possibilitou maior estudo e compreensão do seu comportamento e com isso, desmistificaram-se alguns dos mitos que foram criados ao redor deles.
Chamamos a médica veterinária Fernanda Rossi, especialista em comportamento, para nos ajudar a entender quais são os mitos e as verdades que fazem parte da crença popular.
Bora descobrir?
Gatos precisam tomar banho?
NÃO. Gatos domésticos são “auto-limpantes”, a higiene que eles realizam através da lambedura já é suficiente para remover as sujidades e deixa-los limpinhos, além disso, a lambedura ajuda a mantê-los tranquilos e desestressarem.
Gatos sempre caem em pé?
NÃO. Os gatos tem o corpo muito ágil e uma grande capacidade de se “contorcerem” durante as quedas para tentar amenizar o impacto da melhor forma possível, mas eles podem (e acontece com certa frequência) se machucar durante quedas, por isso, é fundamental a colocação de telas em todas as janelas de casa (e também para evitar as conhecidas “fugidinhas” que podem trazer diversas comorbidades para os bichanos).

Preciso vacinar meu gato, mesmo ele vivendo dentro de casa e sem acesso à rua?
SIM. É fundamental que os gatinhos tenham acompanhamento veterinário, incluindo uma imunização completa. Apesar de não terem contato direto com a rua, nós (humanos) trazemos para dentro de casa todos os dias diversos de micróbios que podem contaminar nosso amigo felino. Além disso, existem doenças que acometem os bichanos ao longo da vida, por isso é imprescindível uma visita ao veterinário, no mínimo, uma vez ao ano para uma revisão.
Gatos são animais antissociais.
MENTIRA. Gatos são animais semi-sociáveis, ou seja: gostam de interação, porém sem exageros. Existem gatinhos que gostam mais de carinhos e afagos e, também, aqueles que preferem observar seus tutores de longe e ficar mais reclusos, por isso, é fundamental que o seu espaço seja respeitado e que o gato dite os momentos que você poderá (ou não) interagir com ele, afinal, em qualquer relação precisamos de limites e respeito de ambas as partes.

Gatos já nascem sabendo utilizar a caixinha de areia?
SIM. Em sua maioria, os gatinhos aprendem desde cedo onde devem fazer suas necessidades, a partir da observação dos comportamentos da mãe e dos irmãos de ninhada. Pode acontecer do gatinho ter sido separado muito cedo da mamãe e, por isso, ter um pouco mais de dificuldade em acertar o local das necessidades, mas nada que uma dose de paciência e dedicação na hora da escolha da caixinha e do substrato não resolvam!
Preciso ter uma rotina de atividades e brincadeiras com meu gato?
SIM. Gatos saudáveis são gatos ativos! Pensando que, na natureza, os felinos passam 75% do tempo que estão acordados, caçando, é fundamental que haja uma rotina de atividades para gastar a energia do bichano dentro de casa. Brincadeiras com varinhas, bolinhas variadas e brinquedos recheados de catnip costumam ser os preferidos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo felino, que tal tirar a capa do preconceito e adotar um gatinho abandonado?!
Até mais!






Comentários