6 Coisas que aprendi na quarentena
- Érica Tomazi
- 13 de mai. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2020
Eai, pessoal? Como está sendo pra vocês, este período de quarentena? Pra mim foi um momento de refletir sobre diversos pontos da vida cotidiana. É claro que não estou em confinamento total, devido a marcenaria, temos que continuar vendendo e entregando nossos produtos, certo? Mas com certeza estamos evitando saídas desnecessárias, para nos proteger e proteger quem amamos, da contaminação pelo corona-vírus.
Esses dias comecei a pensar no que esse período me ensinou até agora e no que vai mudar daqui pra frente, depois que a pandemia acabar. E tá aqui o resultado:

1. Metade das coisas que a gente compra no dia-a-dia, quando está na rua, não são realmente necessárias.
Você já parou pra analisar tudo que deixamos de comprar pelo simples fato de não estar mais tanto na rua? Eu já. O reflexo disso foi a fatura do cartão de crédito, meu e do meu marido. Estamos gastando muito menos! Isso se dá, entre outras coisas, ao nosso hábito de comer fora, na correria do dia-a-dia, às vezes a gente esquece de levar um lanche e acaba comendo pela rua mesmo, no final do mês, se tu somar todos os lanches e águas que compramos nas lanchonetes por aí, o valor é chocante! Outra coisa são as roupas, acessórios e coisas pra casa. Na rua nos deparamos com muitas lojas lindíssimas, que nos seduzem a comprar produtos que a gente nem estava pensando em adquirir naquele momento, mas pela oportunidade, acaba comprando. Nesses dias de quarentena, pude rever todo meu guarda-roupas, fazer uma imensa sacola de doações de itens que eu não uso mais - ou nunca usei - e adquirir peças relevantes, de confecções locais, coisa que eu adoro fazer. Além disso, aproveitei pra fazer aquela limpa em todos armários da cozinha, seleção de livros e bujigangas que não precisamos mais. É libertador!
2. Aprendemos a dar valor as relações pessoais.
De quem você mais sente falta de conversar nesse momento? Provavelmente é essa pessoa que faz mais diferença no seu dia-a-dia. Das quais as trocas de ideias e opiniões são super relevantes pra nós. Sentimos falta das pessoas que nos fazem sentir bem e podemos descartar amizades ou convivências que não nos fazem a menor diferença, até mesmo nos puxam pra baixo. É hora de um detox de relações sociais, de falar o quanto amamos nossos familiares e amigos.
3. Abraçar e ser abraçadx faz muita falta! Muitos estudos científicos afirmam: abraçar faz muito bem pra saúde! E só agora estamos percebendo o quanto um abraço apertado faz diferença na nossa felicidade! Quando tudo isso passar vamos correr pra abraçar todos que amamos e nunca mais esqueceremos o poder de cura que um abraço sincero tem!
4. Nossos pets tem muito amor pra dar, MESMO! Chega uma hora que a gente cansa ou se irrita de ficar o dia inteiro com certas pessoas, não é mesmo? O que mais me impressiona é que nossos cães e gatos nunca se cansam de nós! Já percebeu que eles nunca cansam de brincar, de fazer e pedir carinho, de nos olhar 24h e andar de um lado pro outro atrás da gente? É amor puro!
5. - informação + criatividade.
Ao ficar mais tempo em casa paramos de ser bombardeados de informação. Podemos escolher se queremos ver o noticiário ou queremos meditar com uma música calma e eliminar todos os incômodos barulhentos da nossa casa, afinal é um ambiente controlado. Em meio a essa diminuição no ritmo das informações surge espaço pra outros detalhes que precisavam de nosso tempo e eram deixados de lado, como por exemplo, pequenas mudanças que queremos fazer em casa, pra deixá-la mais aconchegante e nunca dava tempo. Nosso lado criativo desperta e ficamos mais descontraídos e inventivos.
6. Orar: dose extra de motivação diária.
Pra quem tem fé - e até pra quem não tem, quem sabe seja a hora de buscar aflorar sua espiritualidade - "orar" ou "rezar", tem sido uma força a mais pra combater a ansiedade, a solidão e a depressão por conta do momento dramático que o mundo está vivendo. Às vezes estamos bem, porém outras vezes nos deixamos abater pelo noticiário que diz que só aumenta o número de mortes pela Covid-19. Ficamos tristes e precisamos de um novo impulso pra seguir aquele dia. Quando essa sensação de impotência cair sobre você, experimente falar com Deus, com as Deusas ou com qualquer que for a Força Maior que você acredite que rege este mundo.

Obrigada por ler até aqui!
Vamos nos manter fortes, que isso tudo vai passar!
Com carinho,
Érica.




Comentários